A ORIGEM DA TOUCA (GORRO)

As toucas tiveram origem nos séculos 12 até 13, onde as mulheres confeccionavam gorros com materiais de algodão, seda e veludos em geral pra se proteger do frio. Em meados de 1900 os trabalhadores das fábricas, manutenção, mecânica, etc, precisavam de algo que segurasse o cabelo, mas que não atrapalhasse a visão. Os filhos desses trabalhadores começaram a imitá-los nessa época para ir às escolas. Isso tudo fez com que se tornassem populares e ganhassem estilos diferentes e funções diferentes pra uso.

 

MAS ESPERA UM POUCO, O QUE ISSO TEM A VER COM A TOUCA BEANIE?

Calma, eu só queria contextualizar! A palavra "BEANIE" não é nada mais nada menos do que "GORRO" em inglês!! Isso mesmo, nossas tradicionais toucas também são conhecidas em algumas regiões do Brasil como gorro e gorro em inglês é "BEANIE". Agora que sabemos a origem da touca ou do gorro (vc escolhe como chamar) e também sabemos a origem de "BEANIE" vai ficar mais fácil explicar tudo! Alguns americanos famosos começaram a usar toucas maiores que o convencional - a "famosa touca caidinha" e ai já viu né!? As "toucas caidinhas" caíram e muito no gosto da galera e foi uma onda de artigos, fotos e blá blá blá envolvendo essas toucas que no caso se chamam BEANIE em inglês e assim tomamos como sendo um modelo especifico - a touca cadinha ou touca beanie.

 

QUANDO USAR UMA TOUCA.

Foi-se o tempo onde usar um gorro – ou touca – era algo exclusivo para os dias mais frios do inverno. Hoje, mais do que um item para aquecer a cabeça, ele é um acessório de estilo que dá um ar mais urbano e casual. Porém, muitas vezes a simplicidade de um gorro traz algumas complicações. Seja em escolher o melhor tamanho ou em como combinar com o visual certo para a ocasião certa. Pensando nisso, nós da VCstilo, separamos algumas dicas simples para a hora de usar uma touca ou gorro masculino e feminino. Se liga:
 

ESCOLHA DAS CORES

Fica meio assustado em usar um gorro branco, vermelho ou azul? O melhor jeito de você não errar nas cores é apostar em tons mais neutros como cinza, preto ou branco, que combinam com quase tudo e não se destacam. Outra boa dica é pensar em casar o cor do seu gorro com a de outras peças de roupa que está usando. Por exemplo, vai sair de Calça Jogger e Camiseta Oversized Masculina? Pode usar uma toca beanie preta ou uma touca beanie branca. Calça Jogger Masculina Camuflada com Camiseta Longline preta? Gorro preto ou azul.

 

CUIDADO NO COMPRIMENTO

As toucas oversized estão na moda, mas nem por isso é para você sair por aí como o Zelda. Muitos modelos possuem ajustes para você “dobrar a barra” do seu gorro e deixar ele mais curto, no comprimento ideal para a sua cabeça. É uma questão de gosto, mas vale sempre ressaltar que você não pode deixar longo demais, a ponto de parece a toca do Dunga; nem apertado demais, a ponto de parecer uma toca de nadador. O ideal é que sobre um pouco de tecido lá atrás.
O gorro tem que ser folgado, com sobras na parte de cima para que fique caído e crie um visual bacana. Suba um pouco o gorro e, se quiser, mostre até um pouco de cabelo na frente.

 

PARA SAIR DE DIA

Para sair de dia, a melhor ideia é fugir do crochê ou da lã e apostar em gorros mais leve. O dia também é um bom momento para escolher tons mais alegres e vivos, como amarelo, vermelho ou azul. Mas isso vai do seu gosto e segurança. Você pode combinar sua toca com camisetas de manga curta ou manga três quartos – opção que anda em alta. Tem gente que usa até mesmo com regata. Vai do seu gosto.

 

PARA SAIR A NOITE.

Na hora de sair a noite, opte por cores mais escuras e sóbrias, com tons de cinza, marrom e preto. Uma opção bacana é usar gorro com camiseta jeans ou até mesmo um visual mais esporte fino com um blazer. Vai de gosto e ocasião. A única exceção são eventos mais formais e sérios, como casamentos, cerimônias oficiais ou formaturas.

 

DICAS DE LOOK - COMO USAR E COMBINAR SUA TOUCA BEANIE.
 

Combinar cabelo com a touca, combinar o gorro com diferentes cores. Estilo vem em várias formas, bastando você ser criativo e saber o que fazer.
 

1º Look - Mantenha a touca beanie sobre sua testa para um look casual, todos os dias.

A frente da Touca Beanie deve estar apenas um pouco mais de suas sobrancelhas, e os lados devem vir para baixo sobre seus ouvidos. Não puxe o gorro todo. Em vez disso, deixe-o um pouco frouxo na parte superior e na parte de trás. Empurre a sua franja sob a touca ou deixe sobre a testa, caso seu tipo de corte de cabelo permita um visual legal com a franja.
 

2º Look - Adicione dobras na parte de trás.

Este estilo, chamado de “Peter Pan”, faz com que o gorro se ajuste um pouco mais alto em sua cabeça e o mantém fora de seu pescoço. A touca beanie só irá cobrir parte de suas orelhas, como resultado. Este estilo funciona bem com os cabelos escondidos debaixo da touca ou soltos.
 

3º Look - Mantenha um conforto maior dobrando o gorro para cima.

Embora não seja o aspecto mais elegante, se você planeja estar fora no frio por um longo período, dobre a touca beanie uma vez, assim como faz com a bainha mais longa de uma calça. O gorro será principalmente puxado para baixo e ficará mais confortável como, resultado, tornando este olhar mais prático, cobrindo a sua testa, orelhas e pescoço. Este estilo combina mais com sua franja escondida.
 

4º Look - Use-o solto na cabeça. Vista o gorro na linha do couro cabeludo da franja. Isto vai dar uma aparência sofisticada, divertida e é elegante. Tome cuidado na hora de combinar as cores das roupas, seus cabelos e a touca beanie, principalmente porque a touca chamará atenção para sua cabeça e cabelos. Dê sua franja um pouco de destaque. Se você quer um olhar que parece um pouco mais estiloso do que o habitual, use seu gorro em um estilo mais solto mais acima na sua cabeça e deixe a sua franja para fora. Penteie a franja para fora um pouco para um toque lúdico.
 

5º Look - Deixe a sua franja sair.

Se você tiver franjas bastante curtas, você pode deixá-las cair em linha reta para baixo sobre suas sobrancelhas. O gorro vai achatar a sua franja. Assim, este estilo não tende a funcionar se você tiver franja mais longa que chega abaixo de seus olhos. Ele também funciona melhor se você tiver cabelos longos, em vez de cabelo curto ou médio.
 

6º Look - Deixe o seu cabelo para baixo.

A melhor coisa ao usar seu gorro é simplesmente deixar os cabelos soltos, para baixo. Deixando seu cabelo para baixo impede todas as protuberâncias estranhas de aparecerem por baixo do tecido de sua touca beanie, e também te dará o calor extra em seu pescoço e as orelhas para os ventos mais frios...
 

Essas foram apenas algumas dicas, monte VC mesmo belas combinações com Casaco Oversized, Blusa Moletom, Camiseta Destroyed ou alguns dos nossos Acessorios.
Escolha o look que mais combina com VC e deixe o resto com a VCstilo!