A Super Lua que acontece no mês de novembro será a maior e mais brilhante Lua Cheia em cem anos. A última vez que a Lua se aproximou tanto da Terra foi em 26 de janeiro de 1948, ou seja, a maioria da população mundial NUNCA viu uma Lua tão grande quanto essa que surgirá no céu em 14 de novembro... e a próxima vez que a Lua irá se aproximar tanto da Terra será apenas em 25 de novembro de 2034. Só com isso já dá pra entender como a Lua Cheia de novembro será especial e rara!


Vale notar que seu título de "Maior Lua do século" já está causando polêmica, afinal, tecnicamente essa é a maior Lua em cem anos, já que a maior Lua de todo o século 21 acontecerá de fato em 6 de dezembro de 2052. Mais correto, portanto, seria dizer que essa é a "Maior Lua do século até agora".


Por que acontece uma Super Lua?

Para entender isso, devemos lembrar que a Lua completa uma volta ao redor da Terra em de cerca de 27 dias. É durante esse trajeto que acontecem as fases da Lua (por conta da luz solar), como mostra a animação abaixo:

Animação mostra como ocorrem as fases da Lua conforme ela orbita nosso planeta.As legendas estão em inglês: na parte superior direita, veja a percentagem da iluminação da Lua; na parteinferior direita, sua fase; na parte inferior esquerda, sua elongação (posição em graus).Créditos: divulgação


Mas enquanto a Lua completa suas voltas ao redor do nosso planeta, sua distância muda bastante entre seu ponto mais próximo com a Terra (perigeu) e seu ponto mais distante (apogeu).

 Diferença de tamanho entre uma Super Lua (Lua Cheia no perigeu) e uma Mini Lua (Lua Cheia no apogeu).
Créditos: Ken Lord

O que vai determinar o quão grande será uma Super Lua é a diferença de horário entre o momento exato de sua fase Cheia e o momento exato de sua maior proximidade com a Terra. Quanto menor for essa diferença, maior (e mais brilhante) será a Super Lua.

Além do mais, a Super Lua de Novembro de 2016 terá um perigeu mais próximo do que o comum, e isso é o que a torna a maior Lua Cheia em mais de 68 anos!



Informações obtidas em:

http://www.galeriadometeorito.com/2016/10/tudo-sobre-super-lua-14-novembro-2016-maior-do-seculo.html#.WCmTYGsrI2w